No dia 8 de Março, sexta feira, fomos ao jardim zoológico e vimos muitos animais de entre os quais o leão-africano que foi o meu favorito.
Gostei muito dele devido á cor da sua pelagem e da sua juba(castanho). Também gostei dele pois quando o vimos estávamos a andar de teleférico então pudemos apreciá-lo de um modo diferente.
Leão-africano
Panthera leo
Ordem: Carnivora Família: Felidae
Identificação
É o maior carnívoro africano. Apresenta dimorfismo sexual, o macho é maior e mais pesado que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade. Ambos, exibem um tufo de pêlos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações.
Hábitos
Esta é a única espécie de grandes felinos que vive em grupos sociais. Forma clãs onde há um macho dominante, fêmeas aparentadas (irmãs, primas, filhas) e as suas crias. Ao dominante compete a defesa do território, às fêmeas a caça para alimentação de todo o grupo.
Reprodução
As fêmeas tendem a sincronizar cios o que possibilita a amamentação das crias por outras fêmeas que não apenas a progenitora. As crias estão totalmente dependentes de cuidados nos primeiros 16 meses de vida.
Distribuição e Habitat
Savana.
Conservação
Ameaças: Perseguição e caça pelas populações locais devido ao crescente conflito com o Homem, caça ilegal para obtenção de troféus, e fragmentação do habitat
Sem comentários:
Enviar um comentário