Menu

domingo, 5 de junho de 2016

No dia 8 de Março, sexta feira, fomos ao jardim zoológico e vimos muitos animais de entre os quais o leão-africano que foi o meu favorito.
Gostei muito dele devido á cor da sua pelagem e da sua juba(castanho). Também gostei dele pois quando o vimos estávamos a andar de teleférico então pudemos apreciá-lo de um modo diferente.

Leão-africano
Panthera leo
Ordem: Carnivora Família: Felidae
Identificação
É o maior carnívoro africano. Apresenta dimorfismo sexual, o macho é maior e mais pesado que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade. Ambos, exibem um tufo de pêlos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações.
Hábitos
Esta é a única espécie de grandes felinos que vive em grupos sociais. Forma clãs onde há um macho dominante, fêmeas aparentadas (irmãs, primas, filhas) e as suas crias. Ao dominante compete a defesa do território, às fêmeas a caça para alimentação de todo o grupo.
Reprodução
As fêmeas tendem a sincronizar cios o que possibilita a amamentação das crias por outras fêmeas que não apenas a progenitora. As crias estão totalmente dependentes de cuidados nos primeiros 16 meses de vida.
Distribuição e Habitat
Savana.
Conservação
Ameaças: Perseguição e caça pelas populações locais devido ao crescente conflito com o Homem, caça ilegal para obtenção de troféus, e fragmentação do habitat


terça-feira, 12 de abril de 2016

Panda Vermelho

O animal que mais gostei de ver no Jardim Zoológico foi o Panda-Vermelho pois é um animal raro e pouco conhecido mas mesmo assim é muito fofo e diferente do outro tipo de panda.
 



O animal que mais gostei de ver no 

Tigre Branco no Zoológico!!!

Eu estou a escolher este animal porque foi o meu favorito, o animal mais fofo do Jardim Zoológico de Lisboa e gostei dele porque é diferente dos outros.                                                  

Identificação

Surge quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara da pelagem. Não é um caso de albinismo mas sim um fenómeno genético que resulta da expressão de genes recessivos dos progenitores. Os olhos são geralmente azuis e o nariz rosado.

Hábitos
Recorre à marcação de território através do odor da urina, das secreções da glândula anal e das marcas deixadas em troncos, pelas garras. A sua pelagem não lhe garante camuflagem concordante com a vida na floresta e com a sua estratégia de caça por emboscada.

Reprodução

O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. As crias nascem em tocas ou entre a vegetação densa. As crias acompanham a mãe até perto dos 3 anos de idade. É neste período que aprendem as técnicas de caça necessárias à sua sobrevivência futura como adultos solitários.

Destruição e Habitat
Apenas sob cuidados humanos.

Conservação
É muito raro e atualmente, só existe sob cuidados humanos. Das seis subespécies de tigre que ainda sobrevivem na natureza, todas estão em risco de extinção e classificadas como “Criticamente em perigo” ou “Em perigo”.


hipopótamo-pigmeu

o hipopótamo-indiano  foi visitado no segundo dia da visita de estudo pelas 13:30 horas.
O grupo gostou.
http://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=25&categ=3
 Identificação
É muito semelhante ao Hipopótamo comum, mas tem proporcionalmente a cabeça menor e os membros mais compridos. A coloração da pele é mais escura, variando entre o cinzento e o castanho-escuro. Os 4 dedos também estão unidos por membranas. Os caninos inferiores são longos.
Hábitos
Tem hábitos mais noturnos e é menos aquático e agressivo do que o Hipopótamo comum. Em caso de ameaça, tende a refugiar-se na água. Alimenta-se de folhas, rebentos, frutos e tubérculos. Tem o hábito de dispersar as fezes, num movimento giratório da cauda que permite aumentar a superfície coberta, uma vez que estas também servem como forma de marcação territorial.
Reprodução
Não existe uma época de reprodução definida. Os pares formam-se apenas para acasalar, sendo que a fêmea está recetiva à cópula apenas durante 24-48h em cada ciclo. A cópula pode ser em terra ou na água. A cria nasce em terra com cerca de 5 kg e é capaz de nadar pouco depois do nascimento.
Distribuição e Habitat
Florestas densas alagadas das zonas baixas.
Conservação
O seu habitat sofreu mudanças drásticas nos últimos 30 anos. A população sobrevivente está muito ameaçada pela desflorestação devido à indústria madeireira e ocupação humana, pela caça intensa e conflitos armados locais. Pertence ao apêndice II da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

o meu 1º dia de viagem


Viagem

Por volta das 5:00h da manhã o agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena reuniu-se na escola de Cerva para apanhar o autocarro com direcção ao Porto.


Já na ida de comboio com direção a Lisboa decidimos visitar os restantes espaços do comboio e agradou-nos especialmente o bar e permanecemos lá bastante tempo.


Acabados de chegar a Lisboa visitamos o Terreiro do Paço onde muitos de nós tiramos foto.





Passamos pela Rua Augusta para chegar á baixa do Chiado onde lá ficamos para almoçar e apreciar um pouco da vista que o centro comercial nos dava.


Por sorte na baixa do Chiado havia Starbucks, uma loja de cafés que eu e mais colegas tínhamos um desejo enorme de provar, e conseguimos realizar o nosso  pequeno sonho.

Depois de almoço por volta da 13.30h fomos visitar uma pastelaria que produz os famosos Pastéis de Belém, observamos o seu fabrico e deram-nos a prová-los.

O Mosteiro dos Jerónimos foi o monumento que visitamos de seguida, lá fizemos uma atividade em grupo e permanecemos lá muito tempo.

Fiquei admirada quando vi pela primeira vez o Padrão de Descobrimentos, aquilo é enorme nunca pensei que fosse assim.

  
De seguida prosseguimos até á Torre de Belém onde foi-nos proibida a passagem para dentro dela devido à maré estar a subir e estar prestes a fechar.

Apanhamos O comboio para o Cais do Sudré e passamos pela rotunda do Marquês do Pombal.
Ficamos á espera do metro para irmos para a pousada.
Finalmente tínhamos chegado á pousada, estavamos todos muito cansados e precisávamos de descansar um pouco.

Por volta das 21:30h fomos jantar e fomos á Pizza Hut mas só fomos um grupo de amigas de Cerva porque o restante grupo foi ao centro comercial comer, foi muito divertidos e comemos muito bem.




okapi


Local:Jardim Zoologico;
Animal: Okapi;
       Vimos este animal na Sexta feira ,dia 8 ,entre  as 10:30 e 12:00 horas.

É considerada uma espécie rara. No entanto, a floresta densa, os conflitos armados e os seus hábitos evasivos poderão esconder o seu real estatuto de conservação. A caça desportiva e a perda de habitat são as suas principais ameaças.






Os okapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas e coxas. Essas listras são para que eles não sejam enxergados por leões enquanto correm, pois estes enxergam em preto-e-branco[carece de fontes]. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos okapis seja muito mais curto. Ambas as espécies possuem línguas muito longas (aproximadamente 30 centímetros de comprimento), azul-arroxeadas e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do okapi é tão longa que lhe permite lavar as pálpebras e limpar as orelhas com ela; juntamente com a girafa, são os poucos mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. Os okapis machos possuem pequenos chifres cobertos de pele.
N   Interação com o grupo.Deve ter sido boa.



































































TIGRE-DE-SUMATRA

   JARDIM ZOOLÓGICO/ TIGRE/


LOCAL:JARDIM ZOOLÓGICO
ANIMAL:TIGRE-DE-SUMATRA
SITUAÇÃO:


É a subespécie mais pequena de tigres no Mundo. A pelagem ocre-alaranjada, apresenta riscas negras longitudinais largas e muitas vezes duplas, pelo que a sua pelagem é mais escura do que noutras subespécies.









Espécie territorial e solitária embora pares de macho e fêmea se possam associar para além da reprodução. Esta espécie gosta muito de água e é uma excelente nadadora. Durante os dias mais quentes da época seca, passa longos períodos dentro de água. Caça por emboscada.














O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano, no entanto, em cada época de acasalamento, um macho e uma fêmea acasalam apenas um com o outro. A cópula é muito breve, e repetida durante 5 a 6 dias. As crias são amamentadas durante 3 a 6 meses.














Segundo análises de DNA, revelou-se a existência de certas características genéticas únicas, indicando que o tigre-de-sumatra está no limite entre a subespécie e sua separação como uma nova espécie diferente dos tigres continentais, se não se extinguir antes. Por conta disso foi sugerido que deveriam destinar mais esforços para conservar os tigres-de-sumatra do que às demais subespécies. A maior ameaça que enfrentam é a destruição de seu habitat. Ademais, entre 1998 a 2000 foram mortos baleados 66 tigres, que constituíam aproximadamente 20% (ou seja um quinto) da população total.

Esse tigre difere do outros por suas listras negras mais escuras e seu corpo alaranjado em tom mais forte, para se camuflar melhor na floresta, possui um grande crescimento de pêlos nas bochechas, o tigre-de-sumatra é menor do que as demais subespécies ainda existentes.
O tigre-de-sumatra macho pesa entre 100 e 140 kg e tem até 2,25 metros de comprimento, incluindo o comprimento da cauda. Sendo praticamente do mesmo tamanho de uma onça-pintada, provavelmente por viverem em habitats muito semelhantes(florestas tropicais)

O tigre-de-sumatra é uma das subespécies de tigre com mais risco de desaparecer do planeta, existindo apenas cerca de 250 tigres na ilha de Sumatra.



DIA:8 DE ABRIL

HORAS :10:30 HORAS ENTRE AS 12:00 HORAS



O tigre branco, que pode ser uma variante do Tigre de Bengala e do Tigre Siberiano é um dos felinos mais imponentes e misteriosos e também um dos mais admirados pelos homens, dado a sua raridade extrema. Na índia, seu país de origem o Tigre Branco faz parte de lensdas e ficou conhecido por muitas décadas como o Tigre Fantasma.
Dentre as suas principais características, o tigre pode alcançar aproximadamente três metros de comprimento e oscilar peso entre 180 e 285 quilos. Olhos azuis, nariz rosa e listras achocolatadas sobre a penugem branca são outras características físicas dos animais.
Diferentemente do que se acredita a cor branca não é consequência de fatores albinos, nem o elemento de diferenciação de uma subespécie. O tigre branco nasce de tigres comuns (Panthera Tigris) e tem esta coloração como resultado de um gene recessivo.
Graças à força dos seus músculos eláticos, qualidade conferida em grande parte dos felinos, o tigre pode atacar e matar um búfalo com uma patada e, aferrando-o com as presas, também consegue arrastar o corpo da presa por centenas de metros. Mas, os ataques são periódicos e por dois motivos: para alimentação ou defesa. Um tigre mata entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias.
O habitat natural dos tigres é situado no Sudeste do Continente Asiático e, principalmente, na Índia Central e Sulista. Mas o ambiente natural de florestas e áreas gramíneas e pantanosas, com o avanço da morte para comercialização acabou tornando-se uma ameaça à sobrevivência da espécie. Hoje, grande parte da população está fora da vida silvestre e permanece em zoológicos e centros de proteção.

   





O GRUPO GOSTOU IMENSO  DE VER  LISBOA.



O CASUAR

O casuar é uma ave de ordem Struthioniformes.


 
 

Identificação
 
É uma ave corredora, que não voa. O capacete, no topo da cabeça, é uma substância esponjosa muito rija. As rémiges, as penas da extremidade das asas, estão transformadas em espinhos córneos. No dedo mais interno de cada pata exibe uma garra comprida, que pode atingir os 8-12 cm de comprimento.
 
 
HÁBITOS
 

Espécie territorial e esquiva que se movimenta de forma calma e silenciosa. Utiliza o capacete para facilitar as deslocações por entre a vegetação, direcionando a cabeça para baixo. Quando ameaçada foge em corrida e, se necessário, defende-se com poderosos pontapés.


REPRODUÇÃO


Quando uma fêmea entra no território de um macho, este exibe-se até que ela o aceite. Depois da cópula, o par mantém-se apenas até que a fêmea, depois da postura, parta à procura de outro macho. O macho constrói o ninho, incuba os ovos e acompanha as crias até cerca dos 9 meses de idade.
 
 
DISTRIBUIÇÃO E HABITAT
 

Florestas húmidas, de galeria e savanas arborizadas.
 
 
CONSERVAÇÃO
 

Ameaças: A contínua fragmentação do habitat na Austrália e a caça para consumo humano nas outras populações são fortes ameaças.
 
 
                                                                      FONTES
                           http://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=104&categ=1
          
 

A minha prespetiva do 1º dia - visita de estudo

Viagem de Finalistas

Viagem

No dia 7 de Abril, por volta das 5h00 da manhã, os alunos de Ribeira de Pena e de Cerva do 9º ano, partiram para uma aventura, uma visita de estudo a Lisboa. 


Já perto das 9h00 da manhã, os alunos do 9º ano de Cerva foram para o bar do comboio e lá permaneceram bastante tempo.



Chegada - locais a visitar

Na chegada há Santa Apolónia, alunos e professores seguiram para a Praça do Comércio, onde se foram tiradas várias fotografias.



Depois de conhecermos a Praça do Comércio, fomos pelas ruas do Chiado, até ao shopping onde por lá ficamos e almoçamos.




No fim do almoço, fomos explorar o shopping, onde decidimos visitar a starbucks.


No fim do almoço, fomos até há estação dos comboios e seguimos para Belém. A primeira coisa a visitar foram os pastéis de Belém.



No fim de nos ser explicado o processo de fabrico dos pastéis de Belém, fomos para o Mosteiro dos Jerónimos. Foram formados grupos para a realização de uma atividade na qual se pretendia mostrar o conhecimento de tudo o que lá existia.



Seguimos para o Padrão dos Descobrimentos.



Depois do Padrão dos Descobrimentos, fomos visitar a Torre de Belém, mas só por fora, pois a maré estava a subir e estava na hora de fechar.



Depois da visita há torre de Belém (por fora), seguimos a pé para a estação de comboios e daí até ao cais do Sodré. Seguimos para o metro, e apanhamos 2 linhas até ao Marquês de Pombal.



Fomos a pé para a pousada, e chegando lá depois de termos andado mais ou menos 10km, descansamos um pouco e depois fomos jantar. 





Depois do mini-descanso, fomos jantar. Os professores e alunos foram ao centro comercial e eu e mais 6 amigas ficamos na pizza hut.




No fim do jantar, regressamos há pousada, onde nos divertimos e nos rimos muito, E assim foi o primeiro dia.