Menu

terça-feira, 12 de abril de 2016

TIGRE-DE-SUMATRA

   JARDIM ZOOLÓGICO/ TIGRE/


LOCAL:JARDIM ZOOLÓGICO
ANIMAL:TIGRE-DE-SUMATRA
SITUAÇÃO:


É a subespécie mais pequena de tigres no Mundo. A pelagem ocre-alaranjada, apresenta riscas negras longitudinais largas e muitas vezes duplas, pelo que a sua pelagem é mais escura do que noutras subespécies.









Espécie territorial e solitária embora pares de macho e fêmea se possam associar para além da reprodução. Esta espécie gosta muito de água e é uma excelente nadadora. Durante os dias mais quentes da época seca, passa longos períodos dentro de água. Caça por emboscada.














O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano, no entanto, em cada época de acasalamento, um macho e uma fêmea acasalam apenas um com o outro. A cópula é muito breve, e repetida durante 5 a 6 dias. As crias são amamentadas durante 3 a 6 meses.














Segundo análises de DNA, revelou-se a existência de certas características genéticas únicas, indicando que o tigre-de-sumatra está no limite entre a subespécie e sua separação como uma nova espécie diferente dos tigres continentais, se não se extinguir antes. Por conta disso foi sugerido que deveriam destinar mais esforços para conservar os tigres-de-sumatra do que às demais subespécies. A maior ameaça que enfrentam é a destruição de seu habitat. Ademais, entre 1998 a 2000 foram mortos baleados 66 tigres, que constituíam aproximadamente 20% (ou seja um quinto) da população total.

Esse tigre difere do outros por suas listras negras mais escuras e seu corpo alaranjado em tom mais forte, para se camuflar melhor na floresta, possui um grande crescimento de pêlos nas bochechas, o tigre-de-sumatra é menor do que as demais subespécies ainda existentes.
O tigre-de-sumatra macho pesa entre 100 e 140 kg e tem até 2,25 metros de comprimento, incluindo o comprimento da cauda. Sendo praticamente do mesmo tamanho de uma onça-pintada, provavelmente por viverem em habitats muito semelhantes(florestas tropicais)

O tigre-de-sumatra é uma das subespécies de tigre com mais risco de desaparecer do planeta, existindo apenas cerca de 250 tigres na ilha de Sumatra.



DIA:8 DE ABRIL

HORAS :10:30 HORAS ENTRE AS 12:00 HORAS



O tigre branco, que pode ser uma variante do Tigre de Bengala e do Tigre Siberiano é um dos felinos mais imponentes e misteriosos e também um dos mais admirados pelos homens, dado a sua raridade extrema. Na índia, seu país de origem o Tigre Branco faz parte de lensdas e ficou conhecido por muitas décadas como o Tigre Fantasma.
Dentre as suas principais características, o tigre pode alcançar aproximadamente três metros de comprimento e oscilar peso entre 180 e 285 quilos. Olhos azuis, nariz rosa e listras achocolatadas sobre a penugem branca são outras características físicas dos animais.
Diferentemente do que se acredita a cor branca não é consequência de fatores albinos, nem o elemento de diferenciação de uma subespécie. O tigre branco nasce de tigres comuns (Panthera Tigris) e tem esta coloração como resultado de um gene recessivo.
Graças à força dos seus músculos eláticos, qualidade conferida em grande parte dos felinos, o tigre pode atacar e matar um búfalo com uma patada e, aferrando-o com as presas, também consegue arrastar o corpo da presa por centenas de metros. Mas, os ataques são periódicos e por dois motivos: para alimentação ou defesa. Um tigre mata entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias.
O habitat natural dos tigres é situado no Sudeste do Continente Asiático e, principalmente, na Índia Central e Sulista. Mas o ambiente natural de florestas e áreas gramíneas e pantanosas, com o avanço da morte para comercialização acabou tornando-se uma ameaça à sobrevivência da espécie. Hoje, grande parte da população está fora da vida silvestre e permanece em zoológicos e centros de proteção.

   





O GRUPO GOSTOU IMENSO  DE VER  LISBOA.



Sem comentários:

Enviar um comentário