Menu

terça-feira, 12 de abril de 2016

O TIGRE BRANCO





O animal que mais me impressionou foi o tigre branco.




               
                  Identificação


Surge quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara da pelagem. Não é um caso de albinismo mas sim um fenómeno genético que resulta da expressão de genes recessivos dos progenitores. Os olhos são geralmente azuis e o nariz rosado.








Hábitos

Recorre à marcação de território através do odor da urina, das secreções da glândula anal e das marcas deixadas em troncos, pelas garras. A sua pelagem não lhe garante camuflagem concordante com a vida na floresta e com a sua estratégia de caça por emboscada.






Reprodução



O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. As crias nascem em tocas ou entre a vegetação densa. As crias acompanham a mãe até perto dos 3 anos de idade. É neste período que aprendem as técnicas de caça necessárias à sua sobrevivência futura como adultos solitários.





Distribuição e Habitat






Apenas sob cuidados humanos.




Conservação



É muito raro e actualmente, só existe sob cuidados humanos. Das seis subespécies de tigre que ainda sobrevivem na natureza, todas estão em risco de extinção e classificadas como “Criticamente em perigo” ou “Em perigo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário