Menu

terça-feira, 12 de abril de 2016

Coruja-Das-Neves

 O animal que mais me impressionou no Zoo foi a Coruja-Das-Neves, de seu nome cientifico Bubo Scandiaca. Existe dimorfismo sexual na plumagem e no tamanho. Os machos adultos exibem uma plumagem maioritariamente branca, enquanto as fêmeas a apresentam salpicada de manchas escuras. A fêmea é maior do que o macho. Os penachos das orelhas são muito reduzidos e normalmente invisíveis. Tem excelente visão e audição.
 Espécie nómada e essencialmente migradora. Caça sobretudo ao crepúsculo, embora possa fazê-lo em qualquer altura do dia, contrariamente a outras espécies de coruja. Pode deslocar-se longas distâncias para sul, para invernar, regressando aos antigos locais de nidificação. O seu voo é muito silencioso e utiliza elevações de terreno e rochas como postos de vigia.
 É monogâmica e geralmente forma casais para toda a vida. Nidifica numa depressão no solo. A incubação é realizada apenas pela fêmea e o tamanho da postura depende da quantidade de alimento disponível. O macho traz alimento para a fêmea durante o período de incubação, e depois também para as crias.
 A população diminuiu no norte da Europa devido à perseguição direta e caça. Os locais capturam-na para obter alimento, penas e as suas garras. Está incluída no apêndice II da CITES*.

 Fonte: http://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=118&categ=1

Sem comentários:

Enviar um comentário